O Parque Estadual do Rio do Peixe é uma unidade de conservação criada com o objetivo de “conciliar a proteção integral da flora, da fauna e das belezas naturais com sua utilização para fins educacionais, recreativos e científicos” (Artigo 2º do Decreto Estadual nº 47.095, de 18 de setembro de 2.002.
Sua área atual, de 7.720 hectares, espalha-se pelos municípios de Ouro Verde, Dracena, Presidente Venceslau e Piquerobi e é cortada pelo rio que empresta seu nome ao parque.
Trata-se de um curso d’água de planície com leito sinuoso e grandes extensões de várzeas entremeadas de lagoas marginais, permanentes e temporárias. Essas várzeas ficam alagadas durante as estações chuvosas, oportunidade em que as águas do rio transbordam e inundam as terras adjacentes.
Segundo a Fundação Florestal, “Essas características são muito semelhantes ao tipo de ambiente que compõe o Pantanal, motivo pelo qual esse trecho do Rio do Peixe é comumente conhecido como: Pantaninho Paulista”.
Espera-se a ampliação dessa área em mais 2.000 hectares, aproximadamente, mas não há previsão de quando isso ocorrerá.
Ocorre que, na verdade, o Parque do Rio do Peixe é uma unidade de conservação em fase de instalação e, como tal, há muitos aspectos que carecem de definição, decisão e execução. A própria situação fundiária ainda não está completamente regularizada.
Como foi formada, eventos relevantes…
Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…